terça-feira, 27 de julho de 2010

Uma questão de gerações e fases

Bem, a idéia do blog é escrever sobre coisas que gosto, mas hoje eu vou apenas dar minha opinião sobre uma coisa muito escrota um assunto muito polêmico: a geração atual de adolescentes. Bem, quando eu olho pra essa mulecada, eu penso em como foi minha adolescência: eu me vestia de preto pra mostrar que era mal, era cabeludo, odiava o mundo, odiava as pessoas, odiava a sociedade, odiava qualquer tipo de música que não fosse Metal ( \,,/ ) ou suas vertentes... Hoje, eu olho pra isso tudo e penso "Puta que pariu, como eu era babaca!" Mas tudo bem, era tudo uma fase, hoje eu sou bem diferente... sou mais sociável, aprendi a apreciar outros tipos de música (tá, eu faço questão de abrir o youtube quando sai um clip novo da lady gaga, admito u.u), eu já visto roupas de outras cores, apesar de ainda ter preferência pelo preto. Bem, isso foi na época do ensino médio. Eu acredito que a mulecada (e porra, tem que ser isso mesmo) que escuta restart, cine, fresno tenha a idade média de 13 anos, mais ou menos na sétima ou na oitava série. Nessa época, eu tava começando a conhecer o rock, bandas como Red Hot Chilli Peppers, que to ouvindo enquanto escrevo esse post e nunca deixei de gostar e Linkin Park, que era a mania do momento mas eu passei a odiar na fase do True Metal Underground. Hoje em dia eu até canto One Step Closer to the End no Rock Band e reconheço que Breaking the Habbit é um clip de animação muito foda!

Bem, a diferença da minha geração, pra atual, é que pelo menos na minha, nós, adolescentes, éramos os caras mals! Nós éramos um bando de revoltados, mas adolescência é isso mesmo. Época pra se fazer merda, descobrir o que é certo e errado sem ser pela opinião dos pais. Mas o que eu vejo na adolescência de hoje, é uma mulecada toda colorida, toda feliz, toda mongólzinha... cara, tá uma BOIOLAGEM só!! Isso é a melhor definição pra geração atual: uma bando de menininha besta e um bando de mulequinho besta que quer ser um bando de viadinho besta! Eu entendo que é só uma fase, mas porra, precisava ser uma fase tão gay? Tipo, nada contra os gays, mas você precisa virar viadinho por causa de uma tendência, uma moda, uma geração? Porque uma coisa é um cara sentir atração por outro homem, outra é ser uma geração de muleques felizinhos que, pra demonstrar que são felizes, falam igual viadinhos. Tipo, se um muleque desses fosse meu filho, eu enxeria ele de porrada, até virar homem. Sério, já dá um trabalhão criar um muleque, ensinar o certo e o errado, o bem e o mal e ainda vai ter que ensinar ele a ser macho agora?? Aliás, nessas horas a gente se pergunta, cadê os pais dessas crianças??

Bem, além de terem cagado com a geração de adolescentes atuais, as bandas coloridas também fizeram o favor de transformar o Rock em um verdadeiro Xou da Xuxa. Quando a gente já pensava que não podia ficar pior no tempo do emocore, dos cortadores de pulso, chega essa porra de Happy Rock. Tá, o Rock não é uma música de pessoas más que se vestem de preto. Mas é uma música de atitude, e pressupõe uma certa maturidade. Que maturidade existe em ser todo alegrezinho, descoladozinho, ouvir musiquinha de romancezinho besta? Que atitude existe em se vestir todo colorido? Atitude de boiola, só se for! (Tá, parei XD) Viram no que dá descolar uma guitarra e uma bateria pros teletubies? Eu lembro que quando alguém botava o cabelo pra cima, pintava de verde, era um símbolo de atitude, de revolta, por mais idiota que fosse. Hoje, um mulequinho fica todo feliz porque vai alisar o cabelo (eu juro: um mulequinho entrou na minha loja todo feliz contando pra todo mundo que ia alisar o cabelo). E não dá pra chamar um adolescente desses de outra coisa a não ser um mulequinho. O Justin Bieber tem 16 anos... e eu que achava que era um idiota quando tava nessa idade. E aquele bando de menininha apaixonada por ele...

Mas tudo bem, é só uma fase, né? Daqui a alguns anos, a mulecada vai olhar pra trás e pensar "Puta que pariu, como eu era babaca!" e vão tudo virar gente, certo? Bem, eu não acho. Acho que toda a revolta da minha geração serviu, por mais idiota que fosse, para que eu desenvolvesse um mínimo de senso crítico pra tá escrevendo o que to escrevendo agora. Um "colorido" desses vai olhar pra trás e pensar "Eu era um babaca, mas o que eu sou agora?" De que vai lhe servir a sua adolescência alegre e descolada, quando você tiver que encarar a vida e virar um adulto, colorido? O Rock, é pra ser uma música de atitude. Por mais que a sua atitude seja babaca, pelo menos um dia, quem sabe, você consiga desenvolver uma atitude decente. A única atitude que os coloridos têm é a de xingar o Felipe Neto quando ele faz um video novo. Mas pode ser que eu esteja errado. Pessoas mudam. Eu ouvia Heavy Metal, e ainda hoje gosto, mas to ouvindo Lady Gaga, e pode ser que amanhã nem ouça mais Lady Gaga. Tudo uma questão de gerações e fases, o problema, é que nenhuma outra foi tão idiota quanto essa de agora. Deus salve essas crianças! Por sinal, tá tocando Dani California aqui, o clip dessa música mostra diversas gerações do rock. Vamos tocer pra que a geração colorida passe batido e daqui a 2 anos, ninguém se lembre mais desses caras!

Ps1: sim, eu sei que o certo é "moleque" invés de "muleque". É que pela forma que eu pronuncio, acho estranho escrever "moleque".
Ps2: se você for gay (tipo, algum amigo meu que lê esse blog mas nunca se assumiu uahauahau), saiba que eu também acho um tremendo desrespeito com vocês um colorido falar e gesticular como um gay.
Ps3: pois é, eu demorei pra voltar a escrever, tive um bloqueio criativo, fiquei um tempão pensando no que escrever até me ocorrer escrever sobre esse tema... antes, eu tava achando muita coisa o que eu escrevia nos posts, olhando pra esse agora, to achando tão curto!

Abraços!!