quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O caçador das sombras

Olá! Ainda tá todo mundo em "ritmo de Angra"? Pra quem não sabe, a uns dias atrás nós tivemos um show da banda brasileira de Power Metal (ou Heavy Metal Melódico ou então vá se foder quem tem mania de ficar rotulando bandas) Angra aqui em Macapá. Ok, é uma banda brasileira, mas com reconhecimento internacional, então nada mais impressionante que uma banda deste porte vim tocar na minha cidade escrota. Mas veio. E foi foda. E após o show eu lembrei de algo curioso: uma vez eu traduzi para um amigo a 'histórinha' que vem no album conceitual "Temple of Shadows" do Angra para um amigo meu, que iria apresentar um monólogo ou algo assim. Cada trecho da história faz menção a uma das músicas do disco. Fazendo o trabalho de tradução, eu reparei que a história na verdade não estava em ordem. Tipo, não sei o porquê disso, mas não estava. Ou se estava de fato em ordem, ficou bem melhor depois que eu mudei a ordem de tudo xD Enfim, achei uma boa idéia reviver esse texto que ainda estava no computador e postar aqui no blog =D Mas antes, alguns comentários ao disco.


O Temple of Shadows é um album conceitual do Angra, lançado em 2004, mais ou menos a época em que eu comecei a escutar a banda. É o meu album preferido da banda justamente por ter faixas mais pesadas e por ter participações especiais fodas. Cassete, quando o Kai Hansen começa a cantar "Anger, throwing down the victins to the ground" em Temple of Hate, eu me arrepio todinho! E as guitarras do Kiko Loureiro e do Rafael Bittencourt estão mais animais do que nunca. E até o vocal do Edu tá mais agressivo, o que me lembra quando eu estava destruindo minha garganta cantando "Spread your fireeee!!!" esse domingo XD
As músicas que eu recomendo, em especial, porque todas do disco são fodas, são Temple of Hate, The Shadow Hunter e No Pain for the Dead.
Bom, para entender a história, é preciso fazer uma contextualização. As histórias de pessoas que o Caçador das Sombras, o nosso herói, encontra, são decorrentes de suas viagens em campanha. Ele era mais um soldado que foi lutar na Terra Santa em busca de salvação, mas acabou cometendo as mais terríveis barbáries. Talvez daí tenha vindo o título "Caçador das Sombras". Ele se encontra atormentado pelos preceitos cristãos de amor ao próximo, fraternidade e etc. que são completamente deixados de lado quando você está lutando uma guerra que não chega sequer a ser sua. Como a Igreja poderia pregar o amor se ela patrocinava toda a barbárie das Cruzadas? Esse dualismo entre anjos e demônios dentro da igreja e a verdade sobre Deus (qual religião, afinal, está certa?) são o tema central do album e são o que atormenta o Caçador das Sombras. Ao final, ele se torna um dos cavaleiros templários e passa a divulgar tudo que descobriu no Templo de Salomão, fundando a sua própria religião. Logicamente, ele acabaria perseguido pela igreja.
Também é bom dar uma conferida nas letras das músicas. As partes em negrito são justamente o nome das músicas que se referem aquela parte da história. Enjoy.





Templo das Sombras

            Esse registro descreve – em poucas palavras – a saga de um cavaleiro cruzador conhecido como O Caçador das Sombras, que se junta ao exército do Papa no recente século XI. Durante sua saga, sua mente é freqüentemente perturbada pelo antagonismo da Guerra Santa e afligida pelas visões que conflitam com sua devoção à Igreja. O começo do segundo milênio tem muito em comum com nossos tempos. O mundo estava rapidamente mudando. A soberania do Império Romano estava sucumbindo ao poder crescente dos Mulçumanos, Judeus, Cristãos e conquistadores pagãos. Como o domínio romano estava caindo à parte, guerras locais eram freqüentes e o domínio dos territórios mudava em quase toda década. Por diferentes razões, esses grupos que se levantavam queriam governar Jerusalém (então chamada Terra Santa pelas três principais nações religiosas e um centro comercial muito importante).
            As cidades na Europa e na Ásia Menor se tornaram muito povoadas; estava difícil de achar trabalho; e as pessoas ficaram desempregadas e inativas. Este cenário fez que fosse muito fácil para o Papa Urbano II erguer um exército de Cruzadores Europeus pra conquistar a terra onde Jesus foi uma vez crucificado. Perdidos e confusos – devido aos tempos turbulentos – eles foram facilmente conduzidos pelos ideais de salvação propostos pela Igreja. Porém, a massa de soldados ignorantes e fanáticos saiu de controle, na anarquia aplicada brutalmente e nos métodos sem misericórdia da devastação. O instinto de atavismo do recente povo cristianizado quebrou o ódio e o medo de viver naquele período. Depois de mil anos a religião de Cristo se tornou um paradoxo, matando e torturando homens para infligir os ideais de fraternidade. Foi absorvida, misturada e adaptada a cultura imperialística romana e aos interesses.

            …E da multidão um grito é ouvido, “Deus le volt!”.

            O Cruzador encontra um Rabino judeu; um velho oráculo cego com olhares assustadores que reconhece que o viajante foi escolhido por Deus para trazer luz aos olhos das pessoas que não conseguem ver. Ele entrega ao cruzador um livro de páginas em branco impacientemente gritando: “Espalhe seu Fogo! Queime os templos!”. A voz do oráculo ressoou em seus ouvidos lunática e sem sentindo por anos.

            Em uma taverna-bordel, uma Prostitua Cigana vê em seus olhos que ele é o escolhido e lê cartas para ele invés de lhe dar prazer carnal. “As palavras do velho não terão nenhum sentido até você encontrar a estrela matinal”, diz a prostituta. “Sua missão é importante, mas ela não está no exército”. O viajante está procurando desesperadamente pela redenção em sua mente e espírito, como um lobo vagante procura por comida. Ela o enche com dúvidas: dizendo que o amor vai arrastá-lo para fora de seu caminho.

            …Durante a conquista da Fortaleza de Xerigordon O Caçador das Sombras está ferido e tem que fugir para escapar das tropas de Kilij Arslan. Perdendo sangue, ele desfalece antes de chegar de volta a Constantinopla. Ele sonha sobre os pergaminhos perdidos escondidos nas ruínas do Templo de Salomão e dentro de cavernas perdidas perto do Mar Morto.

            Quando ele acorda, dois homens mulçumanos o estão carregando em um tipo de rede pendurado em um longo pedaço de madeira. Fraco e assustado ele não pode reagir. Bem sobre sua cabeça, enquanto o sol está alvorecendo, a Estrela Matinal brilha no uivo do novo dia. A estrela de seis pontas expõe uma cruz e o tridente juntos como um. Ele entende o primeiro sinal enquanto os lobos estão uivando. E naquele momento, a primeira profecia está cumprida. Ele descobrirá mais tarde, que os dois homens são irmãos. Eles decidiram carregá-lo pra casa deles desde que o encontraram caído com manchas de sangue na terra.
            …Na casa da família mulçumana, a adorável irmã deles, Laura, cuidará das feridas do cruzador.

            O Rabino louco continua aparecendo em seus sonhos. “Não faz diferença se você jogar suas moedas no Poço dos Desejos, ou guardar suas preces em uma maravilhosa igreja preenchida de ouro. Tudo que importa é a fé dentro de você! Se há um Deus, Ele não tem casa; Ele está em todo lugar!”

            O Homem se apaixona pela jovem senhora mulçumana, e se encontra divido entre o calor e o conforto de uma vida humilde e sua fome por sabedoria… Ele está escrevendo seus sonhos e revelações no livro vazio dado pelo oráculo judeu enquanto seus dois filhos estão crescendo. Quatro anos se passaram e sua felicidade parece ser um presente de Deus, tremulando profundamente em seu coração. Nenhum outro sentimento poderia ser maior que o de abraçar e proteger seus amados. Todavia, ele não está completo. Ele deve dividir seu conhecimento e revelações? As pessoas se importariam? E, como os grandes significados da vida estão revelando-se aos seus olhos, o Caçador das Sombras está atormentado por uma grande ansiedade… O exigir por gritar lembra os momentos anteriores ao ataque das tropas. Uma perturbada Espera Silenciosa, pairando segundos antes dos gritos desesperados.
           
            Julho de 1099, Jerusalém foi tomada pelo exército da Santa Igreja Romana; que cruelmente aniquilou todo simples habitante. A pobre esposa do homem e as duas crianças estavam entre os mortos; cruelmente assassinados pelos loucos Soldados Cristãos. "A população total da Cidade Santa foi subjugada à espada, tanto Judeus como Mulçumanos, 70.000 homens, mulheres e crianças pereceram no holocausto que raivou por três dias. Em lugares, homens caminhavam com dificuldade com sangue acima de seus tornozelos e cavaleiros foram chapinhados enquanto cavalgavam através das ruas. Chorando, esses conquistadores devotos foram descalços rezar na Sepultura Santa antes de se apressarem impacientemente de volta para a carnificina:” – Desmond Seward, Os Macacos da Guerra.
            O Reino de Jerusalém foi fundado sobre os fanáticos, intolerantes e ignorantes ideais do Templo do Ódio, contra a vontade daqueles que viveram na Terra Santa antes de sua invasão.
           
            Enquanto ele está sepultando sua esposa e suas crianças, o viúvo sabe que ele terá que carregar essa dor terrível pela vida toda. Todos os grandes momentos que eles tiveram juntos; envernizados uma vez e convertidos em tristes memórias apenas. É sempre melhor para aqueles que vão do que para aqueles que ficam. Enquanto ele olha fixamente para palidez de seu filho no caixão, ele percebe o quão sublime é estar livre dos inúteis sentimentos mortais. Assim, Não Haverá Dor para os Mortos.

            Em 1123, dois nobres homens da Europa e sete Cavaleiros Cruzadores foram nomeados para guardar as ruínas do Templo de Salomão e proteger os Cristãos que vieram visitar os lugares sagrados. Eles foram chamados Templários. Embaixo dos túneis dos restos do templo eles encontraram relíquias e manuscritos que continham a essência das tradições secretas do Judaísmo e do antigo Egito, algumas das quais provavelmente remetiam aos dias de Moisés. Liberdade dos pensamentos intelectuais e a restauração de uma religião universal eram seus objetivos secretos. Aos olhos de Deus, toda manifestação de vida é a mesma. Não há um caminho especial preparado para nós. Um ser humano não é mais compensado que um ciclone carregando folhas caídas. Todos nós estamos sendo carregados pelos mesmos Ventos do Destino.

            O Caçador das Sombras começa uma nova religião, reunindo as pessoas em sua volta para espalhar a verdade por ele revelada. Palavras de paz e amor brotaram como sementes nos corações do sábio; mas caíram estéreis no solo rochoso dos corações dos cegos. “O futuro é uma conseqüência do que fazemos agora. O presente expõe os Brotos do Tempo”.
            Rumores vieram aos ouvidos dos cardeais e do Papa. “Um cavaleiro da ordem do templo ficou louco e está reivindicando ser o novo Jesus! Muitos dos camponeses das vilas parecem estar seguindo o homem”. …Por ameaçar a hegemonia católica, ele é perseguido, capturado, torturado, mantido na prisão, julgado e sentenciado à morte. Na frente dos cardeais, o culpado humildemente explica como Anjos e Demônios mascaram-se, aí ele pronuncia sua famosa Teoria da Luz, baseada no perdão de Satã, a ausência de Deus, o amor ateísta e o gnosis. “Nenhuma verdade absoluta pode existir em uma mente alerta, porque todo único pensamento é submetido a um julgamento individual e arbitrário”.

            Durante os últimos momentos da vida deste cruzador, ele ainda está se questionando: “Eu estava certo? Eu estava errado?” Memórias e pensamentos torcem sua mente. O prisioneiro está sendo visitado por anjos. Ou eles são demônios? Como o coração mais puro pode julgar o mal? O Anjo da Morte estica seus braços e oferece um confortável silêncio eterno. O Caçador das Sombras entrega seu corpo e sua alma, certo de sua Redenção Tardia.

Portão XIII
… A vida consome vidas para continuar vivendo. Termina para um, continua para todos. A cobra morde seu rabo. O ciclo recomeça…



Tudo que eu escrevi lá encima, antes da história traduzida, foi decorrente da minha própria interpretação da história, ou seja, não quer dizer que eu esteja certo. Aliás, eu não sei nem mesmo se essa versão 'reorganizada' está organizada corretamente, pois relendo o texto, eu percebi que a versão que eu passei para meu amigo estava com um parágrafo fora de lugar, então ajeitei aqui xD Mas como vocês bem sabem, o blog está sempre aberto para contribuições, críticas, xingamentos e etc. então fiquem a vontade. =D

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário