segunda-feira, 3 de maio de 2010

Filosofando!

Na escola, durante o ensino médio e fundamental, nunca tive uma aula decente de filosofia. Alguns professores nem deviam saber o que diabos era filosofia e falavam sobre outras coisas, outros, deviam ter algum conhecimento mas chegavam apenas a comentar sobre o mito da caverna e a vida de sócrates, nada que acrescentasse algo para nossas vidas. Já na faculdade as coisas ficaram um pouco diferentes... tendo um professor de filosofia realmente decente me dando aula, essa foi logo a matéria pelo qual eu me apaixonei. Adorava ler os textos que muita gente ali não conseguia entender =D Como se tratava de Filosofia e Filosofia Jurídica, o professor não tinha muito domínio da segunda parte, então às vezes eu tinha impressão de que tinha entendido melhor alguns textos que o próprio professor xD
O lance interessante da filosofia é que ela consiste em questionar as coisas, as verdades, até mesmo a própria realidade. Ao exercitarmos esses questionamentos, nos tornamos pessoas mais críticas, capazes de enxergar mais além e de encontrar mais soluções para os problemas. Filosofia (como todos já devem ter ouvido na primeira aula de filosofia que tiveram na escola) significa "Amor ao saber", ou seja, o filósofo busca o conhecimento, a verdade, por mais que alguns não acreditem que existe verdade absoluta, tentarão chegar o mais próximo possível dela. Acredito que filosofia é a chave para se alcançar o conhecimento em qualquer outra ciência, já que filosofar trata-se puramente do ato de pensar. Durantes os estudos de filosofia foram criados muitos conceitos de uso em outras ciências como o conceito de tese, antí-tese e síntese e o conceito de gênero e espécie para classificar as coisas.
Bem, como eu não quero ficar doido estudei filosofia somente durante a duração da matéria na faculdade, mas foi tempo suficiente para que eu comprasse, lêsse e me apaixonasse por aquele que veio a ser meu livro preferido ever, O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Era uma leitura recomendada, mas não cobrada na faculdade. A dona da livraria onde comprei (uma velhinha muito simpática) até perguntou se eu comprei o livro porque gostava ou se estava sendo obrigado a comprá-lo XD Nesse livro, Sofia (qualquer coincidência com sophos = saber de filosofia não é mera coincidência) é uma menina normal que começa a receber cartas de um remetente anônimo. As cartas são ensinamentos sobre filosofia, desde sua origem no pré-socrático até a filosofia moderna. Dessa forma, o livro conta tanto a história de Sofia, quanto a história da filosofia. Foi a maneira mais gostosa possível em que eu já aprendi alguma coisa. Aos poucos os mistérios do livro são revelados e Sofia descobre a inconveniente verdade sobre sua vida. =O Após ler isso, eu parei pra refletir também, se não há uma força maior por aí e seríamos todos meros fantoches. Dá pra gente refletir muito sobre o que é real, o que é irreal, o que são nossas vidas, livre-arbítrio... cara eu fiquei meio doido lendo esse livro, mas pelo menos ele cumpriu a proposta, que é a de nos fazer filosofar.
Uma pena que hoje em dia tenhamos tão pouco tempo para pensar. Estudo e trabalho tomam todo nosso tempo, e, quando temos algum tempo livre, procuramos sempre alguma justa diversão para exaurir nossos problemas e o estresse do dia-a-dia. De fato, a filosofia ocidental, como a conhecemos, só surgiu porque os filósofos gregos passavam o tempo, literalmente, fazendo porra nenhuma, já que quem fazia todo o trabalho eram os escravos. Assim, tiveram mais tempo para pensar, logo para filosofar e deu nisso tudo aí...
Eu tenho dedicado uma parte do meu tempo livre pra escrever nesse blog, e enquanto penso sobre o que escrever aqui, acabo filosofando também.. mas a melhor parte é ouvir os elogios do pessoal =D valeu galera por estarem curtindo!
Arrumei a seção de comentários pra não precisar mais de conta pra comentar, então todo mundo já pode comentar o/

Por hoje é só, abraços!

6 comentários:

  1. Amor....esse livro é maravilhoso mesmo,e talvez mais prazeroso que os livros do Sócrates ou Platão!!questionar nos leva a filosofar! Lembro muito bem das minhas aulas de filosofia pena que foram só durante um ano :(
    Talvez se as pessoas questionasse mais o mundo não seria diferente,tudo seria diferente!!
    Vamos marcar de ir tomar um chá ou um vinho e questionar o mundo amor(todo filosofo toma chá e vinho)


    Beijo...Carol

    ResponderExcluir
  2. Amor, pra sua infelicidade eu só filosófo a base de cerveja... XDDD mas um vinho também sempre cai bem =D

    bjos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa nat adoro esse livro, muito bom mesmo =)
    boom, sobre filosofia na escola realmente acho muito deficiente, detesto estudar e mais ainda pela falta de debate que pra mim é a melhor parte de filosofar...beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Hayra, realmente, debates contribuem muito para filosofia, princiaplmente que neles o conceito de tese, antítese e síntese tá bem mais presente, o que é essencial pra construção do conhecimento =D o conhecimento construído em conjunto é sempre melhor q o individual =D

    ResponderExcluir
  5. Neits *-*
    primeira vez q vejo seu blog, e já vou comentar x3
    gosto muito desse livro! Quando era criança (pivete mesmo) começei a ler, mas n tive maturidade o suficiente para acabar... (parei no capítulo q iam revelar algo sobre a Hilde XD)
    hoje em dia, apesar do estresse do terceiro ano, estou relendo ^^
    consegui gostar ainda mais do livro, agora q posso, acho eu, compreende-lo...

    bom, gostei de saber q vc tbm gosta XD
    vou continuar lendo seu blog ;*

    ResponderExcluir
  6. Mailes! *_* Que prazer tê-la me visitando por aqui xP
    O Mundo de Sofia é um livro fantástico, mas não é um conto de fadas, então um pouco de maturidade pra ler é importante xD
    Provavelmente um dia eu irei reler pra entender melhor, acabo sempre tendo que reler ou reassistir alguma coisa pra obter o entendimento total XD
    beijos!

    ResponderExcluir