terça-feira, 11 de maio de 2010

Tear down the wall!!


O Pink Floyd é uma das bandas mais fascinantes que já escutei e uma das mais influentes na história do rock. Originou-se sob a liderança do guitarrista Sid Barret, porém este não tinha mais condições de continuar na banda devido ao intensivo uso de drogas que contribuiu muito com o desenvolvimento de sua doença mental. David Gilmour substituiu Sid nas guitarras e gradualmente Roger Waters, o baixista, foi tomando a frente da banda. Nessa fase aconteceu a explosão do Pink Floyd com o disco Dark Side of the Moon. Daí em diante foi uma sucessão de primeiros lugares com o lançamento dos novos álbuns. Há muita coisa para se falar sobre Pink Floyd, porém vou resumir essa postagem há um dos seus discos mais famosos:
O The Wall é um álbum conceitual, disco duplo, lançado em 1979. Fala sobre Pink, um rockstar ficcional que criou uma espécie de muro em sua consciência para afastá-lo das pessoas a seu redor. Pink contém um pouco de Sid Barret, e muito de Roger Waters. A idéia para o álbum veio de um show do Pink Floyd, durante a turnê do álbum Animals, em que a banda tocava em um estádio, Roger viu um fã pirando na frente do palco, acabando por cuspir no coitado. Arrependido do que fez, Waters teve impressão de que havia um muro entre ele e os fãs do Pink Floyd que curtiam o show. Assim, teve a idéia para o álbum The Wall, em que cada música representaria um dos tijolos do muro que construímos em nossa volta. Emprestou muito de seu passado para o personagem Pink, como a mãe super-protetora, o pai que morreu na guerra, os professores da escola que o reprimiam... Por exemplo, a música Another Brick in the Wall – part 2, uma das mais famosas do grupo, trata da infância de Pink na escola, a repreensão pelos professores... A coisa fica tão brava para Pink que este, já como um grande rockstar, num momento de alucinação devido ao uso de drogas, acredita que é um ditador fascista e seus fãs são uma grande legião de seguidores fascistas. Tudo termina com um julgamento interno na cabeça de Pink, em que sua mãe, sua esposa, seu professor, aparecem para testemunhar contra ele. Roger, o grande mentor de The Wall não pretendia limitar a história ao disco duplo, o que fez com que surgisse isso aqui:
The Wall, o filme, também conta a história de Pink, porém agora com belas imagens. O Filme de 1982 é um misto de cenas com atores reais e animação. Pink está em um quarto de hotel, um cigarro aceso, um filme de guerra passando na tv... Ele vai se lembrando de cada um dos tijolos do seu muro, tudo de forma não linear. Sem diálogos, tudo contado pela música do Pink Floyd. Eu costumo dizer que esse filme é na verdade o videoclip de um álbum inteiro. Os fãs deliciam-se a cada imagem, a cada música tocada. É impossível não pirar ao ouvir a introdução de Comfortably Numb! Em Another Brick in the Wall, os alunos da escola vão alienadamente em direção a um moedor de carne para serem moídas. A imagem daquela escola, dos alunos, me lembra muito a droga do moderno a escola em que estudei a vida toda. Em Run Like Hell, os fãs de Pink têm direito até a uma coreografia estilo nazista. Finalmente tudo culmina com uma fodástica animação em The Trial, o julgamento que mais parece um circo dos horrores. Por falar em animação, aqui vão algumas imagens do filme:

 As flores representam Pink e sua esposa

Pink como ditador, reparem que ele arrancou as sombrancelhas

Os martelos representam os seguidores de Pink marchando

A mãe de Pink abraçando-o

O Juiz dando a setença de Pink

Não parou por aí. O acontecimento histórico da queda do Muro de Berlim trouxe abaixo os escombros que se tornaram palco de um show também histórico:

Já separado do Pink Floyd, Waters tocou todas as músicas do The Wall, com orquestra e diversos convidados. Uma pena que ainda não tive oportunidade de assistir esse DVD e nunca terei a de voltar no tempo e assistir ao show... mas pelo menos poderei assistir ao próximo projeto, que é o de transformar o The Wall em um musical da broadway! Foda né? =D


Agradecimentos ao meu amigo Giovani que fez o banner do blog pra mim, valeu véi! =D
Abraços a todos!

7 comentários:

  1. Costumo dizer que Pink Floyd é uma banda de excêntricos, lembro quando peguei o dvd nas ruínas de algum canto que eu realmente esqueci o nome agora... O show acontece no meio das ruínas sem nada, só a banda e a musica, é piração demais!! Caraleo meu, não tem como não pirar ouvindo Pink Floyd, no álbum Dark Side Of The Moon ainda existe a "lenda" bem real que fala que se começar o cd junto com o filme O Mágico de Oz, é possível acompanhar toda a trilha sonora junto com o clipe, na faixa Money é o momento em que o filme fica colorido! Muito foda isso! é por isso que costumo dizer que Pink Floyd é uma banda de pessoas Excêntricas! O álbum Athom Mother Earth, tem na capa uma vaca, na contra capa uma vaca, ao lado uma vaca, tudo tem uma vaca, e tem a música Athom Mother Earth de 24 minutos que é simplesmente fantástica se puder ouvir depois me fala o que tu achou!!
    Abraços Natan ótimo post!! =D

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu sou louco pra fazer isso q tu falou, sincronizar o dark side of the moon com o mágico de oz! mta loucura imaginar q um disco encaixe tão bem em um filme quanto dizem que encaixa... ainda mais por ser um disco do pink floyd, a experiência deve ser mto louca! Eu nunk escutei o disco da vaca xD li em algum lugar o porquê dessa vaca, mas não lembro agora... eu não tive paciência pra baixar toda a discografia, então eu to só com dark side of the moon pra frente e o primeiro disco, mas espero ainda ouvir todos!
    tu ainda tem esse dvd aí q tu falou?? me mostra? *-*
    valeu skiner, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Kra o dvd das ruínas é fácil de conseguir... qlq locadora deve ter! =D

    ResponderExcluir
  4. post foda, banda foda, filme foda, cd foda, musicas fodas, eu so foda, meu lp do the wall é foda e esse banner tá uma merda.

    ResponderExcluir
  5. Rum... Um post sobre Pink Floyd... Deixa eu avaliar. heoiheiohe Gostei muito do post. Principalmente porque fala sobre Pink Floyd 'HAHA. Eu concordo com a parte que você fala da -droga do moderno- escola que estudei em toda minha vida também :P heoiheioh E só pra constar: No show não tocaram todas as músicas. Não tocaram The Show Must Go On. E em vez de Outside of the Wall, tocaram The Tide Is Turning. Eu fiquei muito feliz com esse post *-* Não sei se tu gostas de Raul Seixas. Mas se tu gostas, faz um post sobre ele quando puder que eu vou ficar mais feliz ainda. :P

    ResponderExcluir
  6. vlw por esclarecer sobre o show raíssa xD pelo visto mais alguém compartilha a mesma opinião que eu sobre o moderno xP
    eu adoro raul, mas infelizmente não conheço quase nada então não dá pra postar algo bacana XD
    eu escolhi falar sobre o the wall pq é o 'tema' q eu tenho mais dominio a cerca de pink floyd xDDD

    ResponderExcluir
  7. Ontem eu vi o show, aqui em São Paulo. "NUNCA DIGA NUNCA"! É simplesmente o mais grandioso concerto que já vi na vida!

    ResponderExcluir