quarta-feira, 30 de junho de 2010

Come to the nerd side of the force

Bem, eu costumo dizer que os nerds vão dominar o mundo a muito tempo, mas o fato é que a dominação já começou! Já faz algum tempo que os nerds andam ganhando a cena por aí... o nerd já não é mais aquele rapaz que vive pra estudar, viciado em tecnologia, que não tá nem aí pra aparência é vestido pela mãe... o nerd agora é "o cara rico de amanhã" como canta Os Seminovos. Há algum tempo os nerds já andam mudando o mundo como Bill Gates e Steve Jobs mas a coisa agora virou uma espécie de fenômeno. Ser nerd, passou a ser legal. Isso se deve em parte ao fato de que foi reconhecido que aquele cara viciado em estudo e em computadores é o cara que vai ter dinheiro no futuro, dessa forma as mulheres passaram a valorizar mais os nerds (é inegável que a maioria enquadrada no estereótipo seja homem) e os próprios nerds passaram a se valorizar mais, conclusão que cheguei ao conversar sobre o assunto com meu amigo Skiner (o apelido entrega!). Nessa mesma conversa eu tentei encontrar um conceito pra nerd, o que é bem complicado, já que não é só o CDF viciado em tecnologia que você pode chamar de nerd hoje em dia. Na internet eu encontrei uma definição interessane de Lia Portocarrero Amancio, no artigo Nerds mandam bem: "Nerd é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."
Esse assunto que é a parte complicada da história. Pode ser tecnologia, RPG's, séries e filmes de ficção científica, quadrinhos... Encontrar uma definição que englobe todos os assuntos que o nerd gosta que é foda, a única coisa que eu consigo pensar é que o nerd gosta de "coisas de nerd"! Por isso os nerds se dividem em subgrupos, dependendo do assunto que curtem. É claro que não se prendem a um só assunto, ou seja, um nerd pode ser viciado em Star Trek e já ter lido todos os livros de J. R. R. Tolkien. Os nerds geralmente têm um bom domínio do computador e passam horas na internet procurando informações sobre os assuntos que gostam. Também gostam de conversar sobre as coisas nerds que lhes interessam, com outros nerds, o que faz com que os não-nerds que estejam juntos fiquem sem entender nada sobre a conversa e pensando "Que bando de retardados!"

Mas o que nos interessa aqui é sobre a revolução nerd. Se o nerd era o cara que pegava porrada na escola antigamente, ele virou o cara popular que pega mulher. Se ele era o coadjuvante que dava o apoio tecnológico pro herói do filme, hoje ele é o protagonista. É sério. Vi dois exemplos recentemente: o primeiro foi em um filme já comentado aqui, kick-ass. O protagonista é um muleque nerd viciado em Histórias em Quadrinhos que deseja ser um super-herói. O segundo exemplo é Zumbilândia, um dos filmes mais legais que assisti esse ano. Nele, o personagem principal é um nerd que escapou da praga de zumbis justamente por gostar de ficar trancado horas e horas jogando World of Warcraft. Em Gamer, um filme anterior a esses, o nerd não chega a ser o personagem principal, mas desempenha um papel fundamental. Ele é o melhor jogador de um jogo que vira febre no mundo todo, uma espécie de Counter Strike em que, invés de pixels, você controla a mente de pessoas reais (prisioneiros do corredor da morte) em uma arena em que ganha o último sobrevivente. Pelo que dá pra entender no filme, o muleque era um nerd escroto até ele dá a sorte de pegar o melhor 'personagem', Kable e tanto ele quanto seu personagem ficam mundialmente conhecidos. Também merece algum comentário o gordo pelado escroto que aparece no filme. O cara é viciado em Society, uma espécie de The Sims em que você também controla a mente de pessoas de verdade para jogar. O tal do gordo passa o dia todo jogando a porra desse jogo, em um estado deplorável, pelado ainda por cima o filho da puta. É, isso não é um tipo de nerd legal, é uma aberração. Já que eu já mudei quase todo o assunto: o filme é muito interessante, vale a pena conferir! XP 

Por fim, em American Pie 6, os nerds são os vilões do filme. Como são podres de ricos, os caram pegam todas as gostosas da faculdade e exercem cruelmente seu domínio sobre a galera descolada. É hilário, apesar de eu ter achado o filme ruinzinho.
Saindo do cinema, os nerds também ganharam destaque em outras mídias. A música "Escolha já seu nerd" da banda Os Seminovos, do conhecido Maurício Ricardo (a cara de nerd entrega!) autor das charges do charges.com.br ganhou o concurso Garagem do Faustão (ohhhhhhhh XD). Não que seja uma grande premiação da música brasileira, mas é o reconhecimento do público! O excelentíssimo site de humor JovemNerd também ganhou uma premiação da mtv brasileira de melhor blog, fora outras. Mas o que merece maior destaque são os seriados cujos protagonistas são nerds:

The IT Crowd é um seriado britânico que mostra o que acontece quando uma gostosa sem noção básica de informática é mandada para ser chefe dos dois nerds do departamento de Tecnologia de Informação de uma empresa. Roy é um nerd que faz algum esforço pra ser um cara mais descolado. Moss é aquele tipo de cara nerd pra caralho. Jen é a gostosa que vira chefe dos dois. Esse trio (da imagem acima) são os personagens principais do sitcom. O presidente da empresa, Denholm Reynholm e o gótico viciado em Cradle of Filth, condenado a cuidar do servidor (eu axo), Richmond, são também personagens muito engraçados. É uma série muito legal! (Y)

Sem dúvida alguma, a série mais importante advinda desse fenômeno é o badalado The Big Bang Theory! Levantando a bandeira de "Smart is the new sexy" TBBT conta a história de quatro amigos cientistas, com phD e tudo, viciados em quadrinhos, ficção científica, videogames e tudo o mais quando uma gostosa se torna vizinha do apartamento de dois deles. Os seriados tendem muito a explorar a relação dos caras nerds com o sexo oposto, como se pode perceber. Bem, em The Big Bang Theory, Leonard, um físico experimental, e seu colega de quarto, Sheldon, um físico teórico que age como o personagem Spock, de Star Trek (Jornada na Estrelas) se vêem diante de uma nova vizinha, Penny, uma garçonete que sonha em ser atriz de Hollywood. Leonard, acaba se apaixonando por Penny, e esta, por sua vez, só se mete em relacionamentos com "caras idiotas", até descobrir que o homem certo pra ela, o cara legal, é o nerd que mora no apartamento a frente. Essa é a idéia da coisa toda. Pra completar o seriado, os melhores amigos de Leonard e Sheldon são Howard, um judeu que tenta ser o pegador do grupo, e Rajesh, um indiano que não consegue falar na presença de outras mulheres, a não ser que seja a mãe dele. Mas quem realmente é o maior figura do sitcom, é Sheldon. Com seu jeito Spock de ser, Sheldon age muito diferente de tudo que se podia esperar de alguém na sociedade. É incapaz de entender sarcasmo e os caminhos que tomam as relações humanas, agindo parecendo um robô seguindo uma lógica única. Sheldon consegue ser insuportável para os que convivem com ele enquanto nós, do outro lado da tela, damos altas risadas =D


 TBBT tem uma aceitação tão grande que chega a passar no horário nobre nos Estados Unidos.


Bom, até aqui eu falei das coisas legais que surgiram com o fenômeno nerd. Uma pena que junto tem que vim um monte de merda também. Um exemplo foi um Reality Show com que eu e meu amigo Thales nos deparamos uma vez no Multishow: os Geeks e as Gostosas (geek é uma denominação variante de nerd). Puta que pariu! A cena com que a gente se deparou era de umas gostosas burras apresentando um projeto de ciência para uns caras. Logo em seguida, os nerds tinham que dar conselhos sobre amor numa rádio. Em outra cena, um nerd escroto pedia pra gostosa que era sua dupla dar um beijo nele, dizendo que nunca tinha sido beijado antes. Crap total! (e o escroto nem conseguiu o beijo dele, auhauaha) Tem também o Fake Reality Show (acho que é isso a melhor definição sobre essa porra que ninguém sabe o que é) My Life as Liz da MTV. Nessa série/reality/wtf? Liz é uma garota de cabelo vermelho, defensora dos garotos nerds da sua escola e que odeia a galerinha popular. Dizem as más línguas que Liz se aproximou da galera nerd justamente pra ganhar popularidade na escola :o Mas esse eu confesso que até achei legalzinho os capítulos que assisti xp

Como ser nerd passou a ser legal, o termo nerd começou a ser substituído por geek, talvez pelo primeiro ser considerado depreciativo. Geek às vezes é usado como sinônimo de nerd. Outras, é o subgrupo de nerd que curte tecnologia e eu já até mesmo ouvi que o geek é o nerd que vai pra festa, tem vida social, etc. Pelo que parece, o termo geek pretende indicar o "nerd legal". Experimente digitar na busca de imagens "nerd" e depois "geek" e você entenderá o que estou dizendo. Aqui no Brasil o que prevalece ainda é ser nerd, eu mesmo não gosto muito de geek, prefiro o termo original.

Concluindo, como os nerds ganharam o mundo, ser nerd vai começar a ser moda (isso se já não é por aí) e pode ser que acabem existindo os tr00s nerds e os fakes x_x já basta os posers de intelectual que a gente vê por aí...
Mas ainda assim, o fenômeno é uma coisa boa, pois uma classe de pessoas, não necessariamente mal vista, mas muitas vezes debochada, acabou por ser reconhecida. Por último, eu vos deixo o clip da banda Os Seminovos, Escolha já seu Nerd:

May the force be with you!
Abraços!!

19 comentários:

  1. "O nerd de hoje é o bom marido de amanha!", essa frase sempre foi bem verdade, mas quem gostaria de se juntar a um nerd na década de 80 e 90? Ninguém, um homem que tem como meta de vida ser um personagem lvl 80 do wow, ou então encontrar uma nova formula da física? Então, quando isso passou a ser importante a massa começou a prestar atenção nos nerds, nunca esqueci o dia que eu estava lendo uma INFO e vi que na época o presidente da Linux no Brasil era um guri de 16 anos, que passava mais de 10 horas por dia programando e tornou o linux um S.O bem mais fácil de se utilizar... Que absurdo... 16 anos, quantos caras não passam a vida inteira tentando fazer isso... Novamente o Geek ou Nerd, não duvido que ele seja realmente foda mas manda ele lê um paragrafo e te explicar depois o que ele leu!
    Lembro que fui em um evento de anime/mangá aki pela cidade, e me deparei com um guri com que jogava no GH3 a musica do DragonForce no expert, na final ele tocava a musica sem olhar para a tela, e ainda zombava do oponente que tentava de qlq forma acertar os botões que freneticamente apareciam na tela, no final ele ganhou como todos imaginavam, mas a pergunta fica, "será que ele sabe escrever o nome dele?"
    O atual geek / nerd não é mais um cara inteligente viciado em quadrinhos, internet, jogos é o cara que é viciado em alguma coisa e como bom brasileiro que deve ser então tenta tirar proveito disso, visto no programa do SBT "Qual é o seu talento" onde um guri foi lá para mostrar que sabe tocar uma musica ultra dificil no guitar hero... E pelo Brasil estamos cercados de nerds assim!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um subgrupo de nerd q eu não falei, o nerd deprimente! uma coisa é ser obcecado em determinado assunto, outra é ser viciado em algo e acabar se tornando um idiota por causa disso! Assim como a gente pode encontrar muito cara playboy legal, tem muito nerd estúpido por aí, é foda ¬¬
    esse muleque do qual o seu talento é um exemplo de nerd poser! como o guitar hero conquistou muita gente fora do ambiente nerd, é natural que os nerds mais habilidosos sejam cultuados nesse tipo de jogo, e acaba saindo exemplos tristes como esse citado...
    ainda bem q eu nunk cheguei a ser um nerd extremamente viciado... eu até bani o world of warcraft pra evitar problemas no futuro XD

    ResponderExcluir
  3. Zumbilândia e Gamer são muito ruins ><
    E eu e o Natan preferimos mil vezes The Sims do que Guitar Hero né nat? ;**

    PS: O Sheldon é foda, se ele existisse eu escolheria esse nerd ushausha

    ResponderExcluir
  4. Zumbilândia e gamer são ótimos! vc q é uma bixa! ¬¬
    The Sims é o único jogo q eu nunk joguei q eu tenho certeza q odeio, fikdik ;**
    o sheldon não ia te querer hayra! fikdik [2] auahauahauahua

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ei, pô! World of Warcraft acaba com a nossa vida social, mas é bom. :P hieoheioh

    ResponderExcluir
  7. Minha família é toda nerd mesmo. 'Oo /medo hioeheoiheo

    Assiste Heróis fora de órbita, Natan.
    Acho que tu vais gostar ^^

    Tá vendo, Natan. Tu podes até estar certo em dizer que teu amigo é mais nerd que eu, mas eu continuo sendo muito nerd. Tua postagem comprova tal fato. 'haha

    Natan, minha vida! ;*

    ResponderExcluir
  8. Viadinho...
    The sims é muito bom, pergunta pra Samila ><

    ResponderExcluir
  9. Minha vida! Eu sei q vc é mto nerd.. aliás sabia q eu adoro as garotas nerds? Quer conhecer meu Paladino level 80 no wow? ;D auahauyahuahauahauahauahaua

    Hayra, vc e a samila são duas bixas, e the sims é jogo de viado! aliás, cuidado, você pode acabar igual o gordo escroto do Gamer!! fikdik!!

    ResponderExcluir
  10. fikdik é coisa de nerd poser, qrendo dar uma de eu tenho noção do que todos estão falando! eu estou em alta, olhem pra mim e etc!! =p Falo Merrrmo! xD
    O Natan qria ir pro Colirios Capricho!!!

    ResponderExcluir
  11. UAHAUAHAUAHAUAHAUAH não posso pegar uma gíria de outra tribo q já vem um milhão de interpretações escrotas!!!
    se eu fosse pro colírios capricho eu ganha viu? ia ser o nerd do grupo! auahauahauhauahauahau

    ResponderExcluir
  12. =x Depois eu que sou azilona, né Natan? heoiehioeh
    Quero conhecer sim, aí você me ajuda a "avançar mais níveis". hieoheioheoih =x

    ResponderExcluir
  13. falar em colirios capricho eu tava mandando o natan enviar o video dele bebado lá na orla pra esse concurso,acho que é mais fera pras fãs poderem conhecer o natan melhor!

    ResponderExcluir
  14. sim, vamos "avançar níveis" suficientes até vc ficar satisfeita! UAHAUAHAUAHUAH xDDDD

    Porra boa idéia kk, esse projeto vai pra frente o/

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de coisas de nerd, gosto de conversar sobre coisas nerds e o tipo de pessoa que eu mais adoro conhecer são os nerds! E fato que quando dois nerds conversam, os não-nerds ficam com cara de "WTF"? Eu sempre digo: "Ah, coisa de nerd. A gente se entende, isso que importa!" #D
    Não conhecia essa série "IT Crowd". (vou procurar saber mais). Big Bang Theory dispensa comentários. #)
    Ótimo post, Natan XDD

    ResponderExcluir
  16. Mariuseeeee! q bom ter sua presença por aki xP agora q vc saiu da facul não tem ngm mais pra ter um papo nerd haha x) it crowd é mto bom, recomendo pra todo mundo q curtiu the big bang theory!

    Te amo taboga =*

    ResponderExcluir
  17. Ei Natan isso aqui só vai prestar quando vc falar de coisas legais como The sims ;)

    ResponderExcluir