terça-feira, 27 de abril de 2010

O que são filmes bons?

Um dia desses na Tela Quente estava passando um filme beeem mentiroso, Duro de Matar 4.0.
Mentiroso porque tem umas cenas bem absurdas, como uma viatura da polícia arremessada em um helicóptero e quando o Bruce Wilis consegue manter uma carreta vítima de um míssil na estrada, utilizando apenas a força de seus braços aplicada ao volante. Eu adoro essas coisas. A reação de muitos pra esse tipo de filme é 'Só mentira!'. Eu sempre respondo que se quisesse ver a realidade, assistiria jornal.
O filme conta a história de um policial durão combatendo um grupo terrorista que está realizando a queima total, um processo que consiste em controlar TUDO que funcione através de computador, desde o trânsito, comunicações, fornecimento de energia e água. Uma história simples, muita ação, muita mentira, um filme bem divertido.
Há aqueles que gostem de filmes 'reais' então vamos falar sobre um filme 'real', o premiadíssimo Guerra ao Terror. 

Ao sair do cinema, cheguei a conclusão de que esse foi simplismente o filme mais chato que já assisti em toda minha vida! Ok, o filme mostra a realidade da guerra do iraque, aprendi que os insurgentes gostam de bombas e que os iraquianos são muito curiosos, mas ainda assim não muda o fato de ser um filme extremamente chato. Na real, eu prefiro um filme com um idiota patriota lutando e morrendo pelo seu país do que Guerra ao Terror. Às vezes eu acho que não sou intelectual o suficiente, tipo o José Wilker, pra entender qual a verdadeira graça desse filme. O que mais me revolta é que ele ganhou o oscar contra dois filmes que eu adorei, Avatar do James Cameron e Bastardos Inglórios do Tarantino. 

O primeiro dividiu o mundo entre aqueles que adoraram e os que odiaram. Tornou-se praticamente um clássico instantâneo da ficção científica. Os efeitos especiais espetaculares, a experiência em 3D fantástica e o bem detalhado mundo de Pandora contribuíram para que Avatar arrecadasse 2 bilhões de dólares em bilheteria, ultrapassando o primeiro colocado, titanic, também de James Cameron. Tantas críticas se deve ao roteiro recheado de clichês. É verdade, muitos clichês, a mesma história que já vimos diversas vezes mas que, na minha opinião, continua a ser uma história bonita. Basicamente, o filme trata de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval que é enviado à Pandora, uma lua que orbita ao redor de Polyphemus que, por sua vez, orbita a estrela Alfa Centauri A. Nessa lua, está ocorrendo a exploração de unobtanium, um metal valiosíssimo na terra. Pandora é habitado por um povo chamado na'vi, umas criaturas azui humanóides. Para os seres humanos explorarem a lua, foram criados avatares, corpos com a mistura de DNA na'vi com DNA humano que são controlados por humanos através de transferência de mente. A missão de Jake Sully é se infiltrar no povo na'vi, aprender seus costumes, ser um deles e convencê-los a ficar longe das reservas de unobitanium. O que acontece depois todos devem imaginar... Bastardos Inglórios! 

Tá aí um filme sobre guerra mais legal que Guerra ao Terror. Torci muito para que o Tarantino levasse esse oscar, uma pena que não foi dessa vez =\ Bastardos Inglórios é um filme dividido em vários capítulos que conta duas histórias diferentes que chegam em um ponto comum. É recheado de diálogos bem chatos então eu não recomendo assistir se você estiver com sono... porém o final de cada capítulo é sempre muito... FODA. Acho que a é a melhor palavra pra descrever as cenas desse filme! Um destaque interessante do filme é a atuação do Brad Pit como Aldo, the Apache que é muito fera. Sem contar a dose de humor que só Tarantino sabe colocar. O filme trata de um grupo de soldados Judeus conhecidos como os Bastardos Inglórios, combatendo os nazistas. Ao mesmo tempo, vai ser lançado um filme sobre um soldado nazista, ocasião em que vão se reunir diversos líderes nazistas em um cinema de Paris. Oportunidade perfeita para acabar com vários nazis hein? Ainda mais porque os nazistas não fazem idéia de quem é a dona do cinema...Pronto, agora se quiserem um filme com uma dose de real, um roteiro simples e lindo, aqui está: Quem Quer Ser um Milionário.

Dessa vez eu admito que a academia acertou ao dar o Oscar para esse filme. Jamal é um garoto indiano pobre que desde muito cedo teve que aprender a se virar para sobreviver ao mundo. No filme, cada pergunta que ele responde no jogo 'Quem quer ser um milionário' serve de base para mostrar um momento da vida dele. Se quiserem saber mais alguma coisa a respeito, ASSISTAM! Eu recomendo muito XD
Por fim, eu falei sobre todos esses filmes para explicar meu posicionamento sobre o que eu acho ser um bom filme. Acredito que filmes têm o único papel de nos entreter, talvez algum conhecimento possa vim como bônus, ou talvez a pessoa se entretenha ao saber alguma coisa mais sobre a guerra do iraque. Não acredito que pra ser bom, ele deve possuir algum significado, alguma grande mensagem, o filme é bom quando simplismente nos agrada, sendo mentiroso, sendo verdadeiro, sendo clichê ou com uma reviravolta impressionante no final. Se deu pra alcançar um divertimento acima da média, então já tá valendo. Acho que muitos vão discordar do que eu escrevi aqui, mas a parte de comentários serve justamente para discussões a cerca de assuntos e pontos de vista, o que torna o blog mais interessante para todos =D

Então por hoje é só, abraços!

6 comentários:

  1. Quem quer ser um milionario, foda se do filme foda, melhor dessa lista ai mesmo comparado com 2 filmes fodoes demais - avatar e bastardos, realmente guerra ao terror é chato demais

    ResponderExcluir
  2. Nossa, cinema isso sempre gera um problema enorme, Avatar dividiu mesmo águas ao ser lançado? Guerra ao terror merecia o Oscar? O Tarantino é um bom diretor? Para todas as respostas eu só posso responder é a última, sério eu não gosto do Tarantino, acredito que apenas de Pulp Fiction, que realmente é um filme muito muito foda! Mas voltando ao assunto principal, o Duro de Matar 4.0 que é o filme de abertura do post me surpreendeu, nunca vi o Bruce Wilis fazer tanta cagada na minha vida, pqp do filmezinho ruim, não gostei do filme não por ser um filme mentiroso apenas porque as vezes chega a ser absurdo, como Procurado e afins, mas eu vejo por obrigação para poder falar mal depois e discutir com pessoas outras pessoas =D
    Apesar de tu ter dito que não gosta quando dizem que é um filme ação sem noção mas acredito que o filme beira o irreal coisas mais absurdas do que o que aconteceu em Pandora... Avatar é do kralho, e não fala do José WIlker ele é assim pq é cool demais pra gente meros mortais!! o/

    ResponderExcluir
  3. cool demais auahauhaauahauha
    um dia gnt chega no nível dele!
    porra cara, eu adoro o procurado, não pelo fato do cara converter balas (q aí já é um absurdo até mesmo pra mim q curto umas mentiras xD) mas eu acho a tragetória da vida dele um lance muito legal, não a coisa mais original do mundo, mas mto bacana =D

    ResponderExcluir
  4. Realmente, se fosse uma votação, eu elegeria 'Quem quer ser um milionário' . Além do roteiro perfeito, vale ressaltar que ele foi produzido com um custo baixíssimo, lançando por terra o clichê de que pra ser bom, precisa gastar horrorees..

    Muito bom o post, crítica bem legal, escreves muito bem :D

    ResponderExcluir
  5. Não vi guerra ao terror, mas eu me empolguei na parte que fala do Duro de matar 4.0 (ou poderia falar de qualquer 1 dos 4). Filme de ação sem mentira deve ser parecido com assistir o barra pesada, o mundo já tem realidade demais, em filme eu quero ver mentira mesmo =D

    ResponderExcluir
  6. két, é uma coisa muito legal quando alguém faz um filme com orçamento baixíssimo, ele se torna um grande sucesso e depois o cara esfrega na cara de toda hollywood q não quis financiar ele! mas essa parte foi um dos pontos q eu mais tive q aguentar o josé wilker falando durante a transmissão do oscar: 'filmes caros como avatar não são o caminho certo pro cinema' 'ah, guerra ao terror é um filme bom pq não é caro' XDDDD
    eu axo q se for feito um BOM uso do dinheiro, dá pra fazer algo realmente foda.. Cameron gastou mto com avatar principalmente por causa da tecnologia 3D e o resultado todos podemos ver... ou não para os infelizes mortais que não assistiram avatar em 3D! XD

    ResponderExcluir